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Quase que eu refutaria um artigo no Wikipédia e em outro
blog de física e matemática, mas quando fui pesquisar descobrir que: 1 bilião
em Portugal é diferente de 1 bilhão no Brasil, e não é só a ordem da magnitude
que muda, a notação científica também, entre diversas escalas: (escala longa,
escala curta e outros sistemas) além de até escalas sem definição como em parte
da Ásia Oriental, existem diferenças para um mesmo valor matemático, resultando
numa espécie de "cambalacho regional", fazendo uma comparação das
escalas com o futebol, isto seria como se no Brasil o futebol de campo
aceitasse somente gol de pé; nos EUA gol de cabeça; na China gol de bunda; no Afeganistão
gol de cotovelo etc. Estas escalas diferentes dificultam o aprendizado das ciências exatas principalmente da disciplina matemática, imagine que a pessoa só vai saber disso
se ela cursar uma faculdade, ou seja, nossos jovens brasileiros só aprenderão
de 100 (cem) para trás. Agora Imagine a FIFA, uma instituição corrupta
conseguem impor uma regra única no segmento chamado futebol que não ganha
prêmio Nobel e nem determina as leis do universo, ela sozinha consegue que mais
de 200 países aceitem sem reclamar, as sua regras futebolísticas, enquanto que a
IMU - International Mathematical Union (União Internacional de Matemática)
e o SI – Sistema Internacional de Medidas não conseguem impor um sistema único
de matemática, claro que não dependem só delas, pois sabe-se que no mundo os
sistemas de educação são todos quase em sua totalidade públicos, ou seja,
determinados pelos estados nações e seus governos seja eles monarquistas,
ditadores, comunistas ou parlamentaristas, são os mesmos governos que aceitam
as regras da FIFA sem reclamar e olha que futebol não é disciplina de escola,
ou seja, padronizar essas escalas, normas e metodologias matemáticas não exigiriam
nenhum gasto extra como bilhões em estádios e patrocínios milionários para
instituições que já é bilionária como a FIFA, padronizar a matemática não
exigiria contração de mais professores ou mais escolas, imagine com toda esta
tecnologia que nós vivemos e vivenciamos nos dias de hoje, pois sabe-se que por
trás de toda ciência existem a matemática, ela é a mãe matriarca de
todas as ciências, agora imagine que se nossas crianças começassem já na
alfabetização com uma matemática descomplicada? Imagine quantos gênios
teríamos se nossa matemática fosse descomplicada? mas você pode perguntar ou
falar o seguinte: “mas o gênio que é gênio ele vai saber do mesmo jeito”,
ledo engano seu, imagine quantas crianças e adolescentes não fugiram da escola
por causa das ciências exatas serem complicadas, não a sua essência em se, mas
na sua metodologia errônea, imagine Albert Einstein tímido que na escola já com
5 anos de idade que não sabia ler ou escrever bem e era dado como rude pelos
seus professores e chegou a trabalhar em emprego normal sem poder lecionar
devido a pouca credibilidade que lhe era dado e que revolucionou o mundo
através de uma ciência exata e ganhou o prêmio Nobel e que hoje milhões de
pessoas tentam refutar sua teoria e bate com a cara nos poste, a nova
descoberta das ondas gravitacionais esta aí pra dizer, descoberta agora em
fevereiro e prevista por Einstein há cerca de 100 anos atrás. Agora imagine
milhões de pessoas estudando no mundo com um padrão único de matemática,
quantos gênios teríamos e quantas grandezas científicas poderiam ser
descobertas e quantas tecnologias novas poderiam ser criadas?. No Brasil nosso
maior representante na matemática a nível mundial é o matemático brasileiro Artur Ávila
que ganhou o título de nobreza de Sr. Artur Ávila, o Sr é dado a
pessoas importantes consideradas nobres, antigamente o título de Sr também
significava cavalheiro, o físico Issac Newton também recebeu este título, a
nossa organização que representa o Brasil no mundo no quesito matemática é o IMPA - Instituto
Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA que foi regulamentada pelos
Decretos Federais Nº 3.703/2000 e Nº 3.605/2000. Em 6 de Maio é comemorado O "Dia nacional da Matemática"
regulamentado pelo Decreto Nº 12.835/2013 é comemorado no dia. Abaixo você ver os sites "Física Interessante" e
"Wikipédia", que eu quase refutaria, antes de ver informações sobre:
Escalas de Magnitudes diferentes.
Página do site onde encontrei as escalas (curta e longa)
Dica: para visualizar melhor clique sobre a imagem
Física Interessante
(Matéria sobre: Escala Curta e Escala Longa)
Pois bem na imagem abaixo você pode observa que 1 trilhão
(1.000.000.000.000) é igual a 10¹² na "escala curta" que é usada nos
Brasil e EUA, por exemplo, já na "escala longa" que é usado em outros
países, 1 trilhão (trilião) equivale a 1 milhão de bilhões ou 1018, o que
corresponderia a 1 quintilhão na "Escala Curta".
Escala Curta e Escala Longa
(Minhas explicações sobre as diferentes escalas)
No Wikipédia também as escalas aparece com as mesmas
diferenças, foi daí que eu pesquisei melhor e descobrir que não era erro e sim
sistemas diferentes usados de acordo com os sistemas educacionais das regiões
do mundo.
Wikipédia
(Artigo sobre: Escala Curta e Escala Longa)
Observe nesta explicação que fiz abaixo, onde mostrei de
forma ilustrada que a notação científica vai se alterando para a mesma
magnitude como: 109 (escala curta) e 1012 (escala longa) e assim sucessivamente.
Escala Curta e Escala Longa
(Minhas explicações sobre as diferentes escalas)
MAPA MUNDI
(diferentes escalas usadas no mundo)
Por Citynoise - used blank map from wikipedia, colored based on the article, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19902301
LEGENDAS DO MAPA ACIMA
Presidente Dilma com *Sr. Artur Ávila
*(matemático único brasileiro ganhador da medalha Fields,
considerado o Nobel da Matemática)
Sr. Artur Ávila recebido em Brasília
FONTES:
FÍSICA INTERESSANTE: http://www.fisica-interessante.com
WIKIPÉDIA: Escala Curta e Escala longa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa
Palácio do Planalto: Dilma (presidente), Sr.
Artur Ávila (matemático)
Palácio do Planalto: Dia Nacional da Matemática (6 de
Maio):
Palácio do Planalto: Regulamentação do Instituto
Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA (Decreto Federal Nº
3.703/2000)
Palácio do Planalto: Regulamentação do Instituto
Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA (Decreto Federal
No 3.605/2000)
Sr. Artur Ávila (matemático)
Perfil: https://pt.wikipedia.org/wiki/Artur_Avila
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