LOAA79F_GC_fRRhwx7PFzWMyTvw

TRANSLATE (TRADUÇÃO)

RELÓGIO

DISTRIBUTED.NET


Distributed Computing

PESQUISAR NESTE BLOG

Carregando...

sábado, 23 de abril de 2016

VOCÊ SABIA QUE UM BRASILEIRO JÁ GANHOU O PRÊMIO NOBEL?

Inscreva-se neste blog, insira seu E-mail na caixa abaixo e clique em: Subscribe


Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Conheça a história verídica do único brasileiro que ganhou um prêmio nobel mas porém o gol foi anulado. O biólogo Peter Medawar nasceu em 28 de fevereiro de 1915 em Petrópolis (RJ) e faleceu em 2 de outubro de 1987 (72 anos), O biólogo era filho de estrangeiros, mas como nasceu no Brasil obteve dupla cidadania, britânica e brasileira, sua mãe era britânica Edith Muriel Dowling e seu pai Nicholas Medawar, era um empresário brasileiro de origem libanesa. Medawar viveu no Brasil até meados dos 13 a 15 anos (há divergências da data exata), onde foi para Inglaterra estudar, primeiro estudou no Marlborough (espécie de internato independente britânico para educar os filhos do clero da Igreja da Inglaterra), e depois no Magdalen College da (faculdade da Universidade de Oxford) onde cursou zoologia e biologia graduando-se em 1935. Trabalhou na School of Pathology como assistente de Howard Florey (Prêmio Nobel de medicina em 1945 por seus estudos sobre a penicilina)

Peter Medawar e Frank Burnet - Nobel de Medicina (1960)



Em 1947 se tornou professor titular de zoologia da Universidade de Birmingham, em 1960 recebeu o prêmio nobel de medicina junto com o australiano Frank Burnet, pelos estudos imunológicos sobre a rejeição de transplante de órgãos, em 1962 foi nomeado chefe National Institute for Medical Research (Reino Unido), em 1965 foi agraciado com o título de Sir (Senhor) pela Rainha Elizabeth II. Em 1969 Peter deu uma pausa na carreira científica devido a problemas de saúde. 

Biografia de Peter Medawar e Frank Burnet na página do comité Nobel
   


 Nome do Brasil na lista oficial do comitê nobel



A bola que entrou na rede, mas o gol foi anulado

Como já dito acima, Peter Medawar nasceu no Brasil na cidade de Petrópolis (RJ) é o único ganhador do prêmio Nobel nascido no Brasil, mas porque o Nobel dele não pontua no ranking do Brasil que até o momento está zerado? Simples por uma questão de burrice dos próprios brasileiros que não valorizam a ciência e ainda hoje não valoriza, como Peter Medawar tinha dupla cidadania ele poderia viver no Brasil ena Inglaterra livremente sem ser deportado, na sua adolescência seus pais lhe enviaram para o Reino Unido para estudar, uma vez que o Brasil era atrasado no quesito educação, aos 17 anos já estava morando e estudando no Reino Unido, Peter foi notificado de que tinha de retornar ao Brasil para comparecer ao serviço de alistamento militar (o que é obrigatório no Brasil), mas como ele já estava avançado, preferiu não abandonar sua carreira acadêmica e continuou em Londres, o seu pai Nicholas Medawar tentou manter a dupla cidadania do filho até meados de 1941-1945, ele pediu ao Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, para obter isenção do serviço militar obrigatório no Brasil, porém o Ministro da Guerra do presidente Getúlio Vargas, o então general Eurico Gaspar Dutra, negou a isenção do serviço de alistamento militar, então acredita-se que por essa burocracia (o que chamo de “burro cracia”), Peter Medawar perdeu a cidadania brasileira, mantendo apenas cidadão britânico. Na época o brasileiro achava que estava apenas negando a cidadania de um cidadão comum, ledo engano, com apenas 24 anos Medawar já era um gênio obtendo o 1º lugar em um concurso de microbiologia em Oxford e em 1960 ele ganhou o prêmio Nobel de Medicina, junto com o australiano Frank Burnet, pelos estudos imunológicos sobre a rejeição de transplante de órgãos,  justamente 15 depois de perder a cidadania brasileira. Entre 1961-1962 Peter  voltou ao Brasil ao convite do governo brasileiro na cidade do Rio de Janeiro para receber título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Brasil - UB (atual UFRJ), na ocasião Peter palestrou em algumas organizações científicas como:  Academia Brasileira de Ciências e o Instituto de Biofísica da UB. Na época a imprensa brasileira pouca deu importância para Peter, no Brasil não se sabia o prestígio de ganhar o maior prêmio do mundo, aqui o que valia ouro era copa do mundo e a ciência era futebol assim como ainda é nos dias atuais de hoje. 

Mapa Mundi dos Ganhadores do Prêmio Nobel
(país origem/nascimento)


Detalhe:  o nome do Brasil aparece como o paíse de origem ou seja onde o cientista nasceu, porém como Peter Medawar perdeu a cidadania brasileira, o Brasil continua zerado no ranking do nobel, o nome do Brasil aparece no entanto como registro histórico do loca de origem do ganhador do prêmio nobel mas por questão política em 1960 ele já era britânico, então o nobel foi pontuado no ranking do Reino Unido.

Livros de Peter Medawar
(nenhum publicado em português)

The Uniqueness of the Individual (1957)

The Future of Man (1960)

The Art of the Soluble (1967)

The Hope of Progress (1972)

Life Science (1977)

Advice to a Young Scientist (1979)

Pluto’s Republic (1982)

The Limits of Science *(1984)

Memoir of a Thinking Radish ou Memórias de um Rabanete Pensante (1986) 

Títulos que recebeu

Doutor Honoris Causa (1961) - concedido pela Universidade do Brasil - UB (atual UFRJ)

Sir (1965) - foi agraciado com esse título de Sir (Senhor/cavaleiro) pela Rainha Elizabeth II. Para se ter uma ideia do título Isaac Newton também recebeu este título além do brasileiro Arthur Ávila, ganhador da medalha Fields (considerado o nobel da matemática).

Prêmio criado em sua homenagem

Medawar Prize: criado em 1990, pela “ The Transplantation Society” em homenagem à Peter Medawar é considerado um dos maiores prêmios científicos mundiais.

Prêmios que recebeu

1959: Medalha Real - conhecida como "Medalha da Rainha", é uma medalha de prata entregue anualmente pelo monarca do Reino Unido por recomendação da Real Sociedade de Londres.


1960: Nobel de Fisiologia ou Medicina – O prêmio Nobel é o maior e  o mais importante prêmio do mundo.  O prêmio é atribuído anualmente pelo Instituto Karolinska, da Suécia, recompensando as pessoas que se destaquem nas áreas de investigação da Fisiologia (ou da Medicina), física, química, economia, paz e literatura. O Prêmio foi criado  em 1901 pelo inventor da dinamite Alfred Nobel (1833-1896).

1969: Medalha Copley - é um prêmio no domínio das ciências. É a medalha de maior prestígio atribuída pela Royal Society e também a mais antiga. Foi concedida pela primeira vez em 1731.

1981: Order of Merit (Ordem do Mérito) - é uma condecoração britânica e do Commonwealth outorgada pelo monarca. Ela foi estabelecida em 1902 pelo rei Eduardo VII (baseada na ordem Pour le Mérite prussiana) como uma recompensa por serviços extraordinários nas Forças Armadas, Ciência, Arte, Literatura ou pela promoção da Cultura.

1987: Prêmio Michael Faraday - É concedido pela Royal Society por "excelência na comunicação de ciências ao público do Reino Unido". Denominado em memória do cientista Michael Faraday (1791-1867) consiste em uma medalha de prata. O prêmio foi concedido pela primeira vez em 1986.


Matéria do Fantástico sobre Peter Medawar



Fonte:






Nobel Pize: Lista de ganhadores do prêmio Nobel por Países de origem (nascimento) http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/lists/countries.html

SCIELO - Scientific Electronic Library Online 
Scielo: (ou Livraria Científica Eletrônica Online)
http://www.scielo.br/pdf/jbn/v37n1/0101-2800-jbn-37-01-0007.pdf

Nobel Pize: Mapa mundi dos ganhadores do nobel por países de origem: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/country-birth-map/map.php






Seja também um Parceiro se você tem um site ou blog que enquadra na categoria: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ÁREAS DO CONHECIMENTO E AFINS podemos ser parceiros e inserir link e banners em ambos, clique aqui e saiba como.  

Nenhum comentário:

ARQUIVO DO BLOG

MARCADORES (TAGS/PALAVRAS-CHAVE) EM ORDEM ALFABÉTICA

100 mil 14 bis 1916 2011 2012 2013 2015 2016 21 gramas 2º turno A PLANETA AZUL a teoria de tudo ABC@home abl abril ACADEMIA acesso acustica acústica africultura agenda agenda cientifica agnosticismno agnostico agricultura agronomia agropecuaria agropecuária Albert@home alberte einstein alberto alexandria algore alma Amazonas ambiente Amozônia analfabetismo cientifico anchieta anestesiologia anestesiologia.antropologia animação animações animações científicas animais aniversário ano ano bissexto antropologia ao vivo aplicativo APOLO apresentação aquecimento global area arqueologia ASSOCIAÇÃO asteroids asteroids@home astrofísica ASTRONAUTICA ASTRONOMIA astronomo astronomy ateismo ateu atheism ateu atheist australia aviaçao aviao bate papo BIBLIOTECA BIG BANG biofísica biografia bioinformatica biologia Biologia Saúde biologo bioquímica biosfera Bitcoin Utopia blaise pascal blog boinc botanica BRASIL brasileiro brinquedo britanico cafe calendario câmara dos deputados canal canal de jerbialdo canal futura câncer capsaicina Capsicum caranguejo carl sagan CAS@HOME catalogo cego cegueira centopeia CENTRO cerebro certificado CHANNEL charles darwin chat China cidadão cientista ciencia CIÊNCIA ciência cidadã ciencia da computação ciencia dos materiais ciencia e tecnologia ciencia infantil CIÊNCIA NUA E CRUA ciencias atmosfericas ciencias da terra e atmosfericas científico cientistas cientistas brasileiros cientometria cigarro CITIZEN SCIENCE GRID clima Climate Prediction climatologia colaborador Collatz Conjecture colonização de marte colunista COMETA comos computação distribuida comunidade congresso contemporaneo cosmologia cosmos crianças cultura CURIOSIDADE curiosidades científicas DARWIN DARWIN TUNES DATA datas científicas dendrologia Denis@home descartes Descobrindo Mistérios do Genoma dia dicas dilma DISCOVERY divulgação científica divulgador científico documentário Doodle Dr house e=mc² eco ECOLOGIA economia economia ambiental eddington educação einstein Einstein@home ENAST encontro endereco endereço da ciência enfermagem engenharia engenharia aeroespacial engenharia biomedica engenharia eletrica e eletronica Enigma@Home enquete entomologia Escala Scoville espaço espaço criança espinoza estatisticas estatísticas ESTATÍSTICAS CIENTÍFICAS estimativas estudos etnicos etnohistoria eu maior EUA europa report eventos exatas exposição extensão facebook farmacêutico farmacia febrace feira de ciencias ferramenta ficçao cientifica FIFA filme FILMES filosofia filosofia (logica) filosofico filosofo Find@Home FIOCRUZ fisica física força gravitacional fosfoetanolamina fundaçaõ fundação futura GALILEU game gênero Capsicum genetica Genoma Genoma do Mexilhão Dourado geofisica geologia geral (area diversas GERAL (ÁREAS DIVERSAS) -Continuação 1 GERAL (ÁREAS DIVERSAS) -Continuação 2 Gerasim@Home GIFS giordano bruno GLOBO google GPUGRID gravidade gravitation wave GRID Gridcoin hangout hidrologia hipatia historia HISTÓRIA hoje homenagem homenagens human humano humor humor cientifico Ibercivis@home ich ignorancia cientifica imagem imagens IMPA imunologia infantil Inglaterra instituto invenção ipcc IRRELIGIÃO ISON iss jerbialdo jogos john nash jornal jornalismo científico juno kids lago Leiden Classical leonard mlodinow LHC@home ligo lingua.einstein LINKS literatura científica livro loja LUA MAÇA madame curie maenas Carcinus magazine magno MalariaControl.net maligna marcelo gleiser marie curie mars one marte matematica MATEMÁTICA (Continuação) -1 material colaboração matrix MAVEN mecanica medicina MEDICINA (Continuação) - 1 MEDICINA (Continuação) - 2 medida de tempo meio ambiente melhor impossivel membros mês meteorito metrologia micologia microcefalia MIDIA MilkyWay@home MindModeling@Home Moo Wrapper mulheres mundial MUNDO MUSEU musica ateista musica cientifica MÚSICAS CIENTÍFICAS nacional nasa NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL neoprasia neurociencia NEWTON NFS@Home nietzschie nobel NumberField@Home nupesc nutriçao o universo numa casca de noz oceoanografia Ole Romer olho OLIMPIADA onda gravitacional online OPEN ZIKA organizações ornitologia padre parceiro parceria Patente PATENTES patologia patricia galvão pesquisa pesquisa fapesp Peter Medawar PI 0800463 pimentas pint of science planeta PLANETÁRIO plugin podcast Poem@Home poliamor poligamia POUSO prêmio prêmio top blog prêmio top blog 2015 presidente previsão PrimeGrid probabilidade programa PROGRAMS PROPRIEDADE INTELECTUAL psicanálise psicologia psicoterapia psiquiatria publicação publicações estrangeiras publicações nacionais QUAKE CATCHER NETWORK quase deuses quimica radio radio cientifica Radioactive@Home raios ramo ranking rankings cientificos RAP CIENTÍFICO rastreador reclame aqui reconhecimento REDES SOCIAIS Reino Unido relatividade geral religiao reporter revista REVISTA NATIONAL GEOGRAPHIC revista ciência hoje revista ciência hoje das crianças REVISTA MUNDO ESTRANHO REVISTA NATIONAL GEOGRAPHIC REVISTA: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL REVISTA: SUPERINTERESSANTE RNA Wolrd Rosetta@Home ROYAL sando santos dumont SAT@Home satelite saúde saude ambiental science science vlogs scientometria scientometrics scietometric scimago SECULARISMO SEM FÉ sem religiao semana Semana Mundial do Espaço semiotica senado serie SÉRIE SETI Seti@Home sexologia SI sistemas de informação sistemas diversos site SITES Slooth snct sociedade SOCIETY sociologia socrates SOM SOM DO BIG BANG sonda spinoza stephen hawking substância sintética SYMPHONY OF SCIENCE SZTAKI Desktop Grid tabaco technology tecnologia tecnologia educacional tempo teologia teoria da conspiração terra Teste Organoléptico de Scoville The Lattice Project The Sky Net Pogs TOC top blog TOP1 TOP500 topblog 2012 toxicologia TRIPULADO turim tutoriais tv um cientista uma história Uncovering Genome Mysteries Universe@Home universo uwingu velocidade critica velocidade da luz velocidade de escape VÊNUS VERDADEIRA vídeo videos virologia vírus visao visualização vlogs voluntariado científico votação vulcanologia webby awards webometrics wikiaves Wilbur Scoville World Community Grid world grid community World Space Week WSW youtube Yoyo@Home zika zika virus zoologia zooniverse